Estou grávida, posso ir ao dentista?

 

Sim, pode e deve! A infeção oral é mais prejudicial para o bebé do que o tratamento dentário. No entanto, há cuidados a ter, como as consultas serem preferencialmente de manhã, de curta duração e evitar procedimentos muito invasivos. No primeiro e terceiro trimestre devem-se evitar tratamentos dentários, à exceção de casos urgentes, dando-se preferência ao segundo trimestre.

O ideal é realizar uma consulta de controlo antes da gravidez para evitar infeções orais ao longo do período de gestação.

Ao longo da gravidez é imprescindível manter uma boa saúde oral, uma vez que se está mais suscetível a desenvolver problemas dentários como gengivite, devido às alterações hormonais. A gengivite surge, por norma, no segundo trimestre, podendo evoluir para periodontite se não for tratada.

A alteração dos horários de alimentação, a ingestão de alimentos entre refeições e a erosão ácida dos dentes provocada pelos vómitos, podem também aumentar o risco de desenvolver problemas dentários.

A radiação deve ser evitada duranta a gravidez, especialmente no primeiro trimestre. No entanto, se for mesmo necessário, devem-se tomar cuidados, como o uso de um avental de chumbo – que possuímos na Sintra Dental Clinic.

Se está grávida, ou pensa estar, avise sempre o seu médico dentista!

Se é acompanhada pelo SNS, solicite ao seu médico de família o Cheque-Dentista – somos uma clínica aderente.