Em variadas situações, especialmente quando um dente apresenta destruição extensa e não pode ser restaurado com recurso a técnicas tradicionais – as conhecidas restaurações diretas em resina ou compósito – a única forma de restituir a estrutura e estética perdidas do seu dente será com recurso a uma coroa total cerâmica, uma peça única cimentada que reveste e protege o seu dente, planeada e idealizado pelo seu médico dentista e construída por ceramistas em laboratório.
Quando um dente precisa de uma coroa ou faceta cerâmica, o nosso dentista irá na maioria das vezes informar-nos que precisará de usar uma coroa ou prótese provisória antes de vir colocar a sua coroa cerâmica.
Qual a razão para esta necessidade?
Os motivos para precisar – e querer! – ter uma coroa provisória, feita de acrílico ou compósito são variados mas todos eles fundamentais para o seu bem estar como utente e como ferramenta para o médico dentista e o técnico de laboratório poderem proporcionar-lhe um tratamento de excelência.
Os motivos para querer uma coroa provisória (caso recomendada pelo seu médico)
Autoconfiança constante no seu sorriso
Quando o dente destruído se localiza na zona anterior da sua boca, ter um dente partido ou alterado poderá ser extremamente constrangedor. Por isso, normalmente no mesmo dia que o seu médico dentista prepara o seu dente para a coroa cerâmica, enquanto esta peça não está pronta será entregue um dente provisório que lhe permitirá fazer a sua vida o mais normal possível, podendo falar e sorrir sem inibições, até receber a sua coroa em cerâmica.
Capacidade de comer sempre o que mais gosta
Seja em que zona for, a coroa provisória vai restabelecer a capacidade de mastigar alimentos que o seu dente perde aquando de uma fratura ou cárie extensa.
A sua gengiva agradece
É extremamente incómodo, até por vezes doloroso, ter um dente cuja estrutura está incompleta e não conseguir higienizar essa zona; a comida fica alojada e a sua difícil remoção causará inflamação, vermelhidão e até por vezes hemorragia na gengiva em torno do dente em tratamento.
Higiene oral perfeita
A coroa provisória restabelece o contorno ideal, a superfície de mastigação e o contacto com os dentes adjacentes impedindo acumulação de comida e tornando a sua escovagem mais eficaz pois não há acumulação de bactérias na zona minimizando assim problemas de mau hálito, mau gosto e dor no dente tratado.
Ensaiar para aperfeiçoar
A coroa provisória é muito frequentemente uma ferramenta de diagnóstico e comunicação entre o si, o médico dentista e o laboratório de cerâmica. Permite testar o contorno, forma e cor para tornar o mais precisa possível a produção da sua futura coroa definitiva. Recorde-se que a definitiva é feita em cerâmica pura, desenhada por computador e esculpida e pintada à mão como se de uma peça de joalharia se tratasse.
Todo o auxiliar na elaboração de um trabalho com nível de detalhe é um aliado poderoso para chegar a um resultado preciso, bonito e duradouro como merece.
Contudo, salienta-se que cada caso é avaliado de forma totalmente individual, e a necessidade ou não de uma coroa provisória será sempre dependente de avaliação personalizada e aconselhamento por parte do médico dentista que vai planear e executar o seu tratamento.
Ana Filipa Gonçalves
Médica Dentista com Prática Especializada em Reabilitação Oral e Dentisteria Estética