O que é a Recessão Gengival?
A recessão gengival decorre do deslocamento da gengiva que recobre os dentes com consequente exposição da raiz dos mesmos. Pode afetar apenas um dente ou vários dentes simultaneamente. É geralmente um processo lento mas progressivo, que pode ocorrer de uma forma mais leve ou mais pronunciada, consoante a causa subjacente. Trata-se de um dos problemas dentários com maior incidência na população adulta e pode levar a problemas estéticos (dentes mais compridos e acastanhados), sensibilidade dentária (sobretudo com alimentos e bebidas mais frios), bem como cáries.
Quais as causas da Recessão Gengival?
A recessão gengival pode ter uma ou várias causas simultâneas. É muito importante diagnosticar a causa e conseguir eliminá-la pois caso contrário qualquer que seja o tratamento instituído pode não resultar. De entre as principais causas que levam à recessão gengival destacamos:
- Deficiente Higiene Oral: a acumulação de placa bacteriana e consequente formação de tártaro leva à inflamação das gengivas. Se não controlada pode evoluir para uma recessão gengival.
- Trauma de escovagem: a força excessiva aplicada durante a escovagem diária constitui um trauma de longa duração e baixa intensidade. É uma das causas mais frequentes de recessão gengival.
- Bruxismo ou apertamento dentário: ranger os dentes ou fazer muita pressão nos maxilares pode levar ao desenvolvimento de um processo de recessão gengival.
- Má posição dentária: dentes fora do envelope ósseo têm necessariamente maior tendência a uma recessão gengival por falta de tecido ósseo a suportar a gengiva.
- Gengivite e periodontite: as doenças periodontais acarretam perda de tecidos de suporte dentário e, consequentemente à recessão gengival.
- Freios: são pregas que ligam os lábios superior e inferior aos maxilares. Quando a sua inserção é muito próxima dos dentes a tração muscular pode potenciar uma recessão gengival.
- Tabaco: a diminuição da vascularização do tecidos provocada pelo tabaco influencia negativamente a resolução de uma inflamação gengival pelo que pode contribuir para uma recessão.
- Incorreto procedimento dentário: o trauma das gengivas (de curta duração mas de grande intensidade) decorrente de um tratamento dentário mal executado pode iniciar um processo inflamatório que pode culminar numa recessão gengival.
Qual o tratamento adequado à Recessão Gengival?
Qualquer tratamento instituído deve ser precedido da eliminação da causa que conduziu à recessão gengival. Quando diagnosticada precocemente a recessão gengival (geralmente pouco extensa) pode ser resolvida com a simples eliminação da sua causa e controlo da inflamação. No entanto a maioria dos casos de recessão gengival necessitam de uma abordagem cirúrgica para a sua resolução. Esta é feita através de um reposicionamento da gengiva com ou sem um enxerto gengival, com objetivo de recobrir tanto quanto possível da raiz(es) exposta(s).
Se desconfia ter recessão gengival, não adie a marcação de uma consulta com o seu Médico Dentista ou Higienista Oral. Com a ajuda de um profissional, poderá identificar as causas da retração e iniciar o tratamento adequado com toda a segurança e conforto.