Branqueamento Dentário

A estética do sorriso é cada vez mais valorizada pelos pacientes e promove a uma melhor autoestima e saúde psicológica. Felizmente, nos dias de hoje, existem soluções para a alteração da cor dentária – como o branqueamento dentário. Na Sintra Dental Clinic, temos uma equipa de profissionais apta a acompanhá-lo neste tratamento. 

 

Branqueamento Externo Ambulatório

Na SDC realizamos este tipo de branqueamento externo, o mais comum. É necessário recorrer a um agente químico branqueador, cuja concentração e tempo de exposição vão determinar o tempo de tratamento necessário para cada caso.

São realizados moldes aos dentes de cada pessoa e realizada uma goteira. O paciente coloca o gel branqueador nessa goteira, e faz o tratamento durante o tempo recomendado.

Em termos de eficácia entre os métodos de branqueamento existentes, sabe-se que o tratamento é mais eficaz quando usado durante a noite, e como segunda opção, o mesmo protocolo, mas em curtos períodos de utilização durante o dia.

Esta é uma técnica segura, eficaz e conservadora com o objetivo de branquear dentes com descolorações ligeiras.

 

Fatores de escurecimento dos dentes

Antes de realizar um branqueamento dentário, deve ter em consideração que os dentes podem estar mais escurecidos/manchados devido a diversos fatores externos como:

  • Café;
  • Chá;
  • Vinho;
  • Tabaco;
  • Alimentos com coloração;
  • Acumulação de tártaro;
  • O avançar da própria idade.

 

Assim sendo, o resultado vai depender da alimentação do paciente, assim como da idade e dos hábitos de higiene oral.

 

Efeitos adversos

Como efeitos adversos, os mais frequentes são a sensibilidade dentária e algum desconforto gengival que, por norma, desaparece com a interrupção do tratamento.

Pacientes que possuam restaurações anteriores e próteses dentárias poderão ter a necessidade de substituir ou reparar as mesmas no final do tratamento, de forma a harmonizar a cor, uma vez que os produtos de branqueamento não atuam na cor dos materiais que as compõem.

 

Conclusão

Em princípio, qualquer pessoa com um bom estado de saúde oral pode efetuar um branqueamento dentário, tendo sempre em consideração estes problemas dentários, sensibilidade – daí a importância do branqueamento dentário ser realizado pelo seu médico dentista. Relativamente à idade, os jovens com menos de 18 anos não podem efetuar branqueamentos.